Camila Alves

#Arte #Cultura #Psicologia

É psicóloga clínica, especializada em Terapia Corporal Reichiana. Atualmente é professora, consultora na área da cultura e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dissertação de Mestrado
“E se experimentássemos mais? Um manual não técnico de acessibilidade em espaços culturais”

Livro
“E se Experimentássemos Mais?: Contribuições Não Técnicas de Acessibilidade em Espaços Culturais”

Libras

Galeria

Gabriel Brito

#Humor #Visibilidade #Internet

Formado em psicologia, Gabriel é influenciador digital e aposta no humor para trazer mais visibilidade às pessoas com deficiência. Possui uma deficiência chamada artrogripose múltipla congênita, por isso utiliza cadeira de rodas.

Libras

Galeria

Lucília Machado

#Inclusão #Acessibilidade #Comunicação

Jornalista, palestrante, Mestra em Diversidade e Inclusão, integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da UFF. Consultora em acessibilidade e diretora da Acessar – Comunicação, Diversidade e Inclusão.

Libras

Galeria

Marcelo Zig

#Interseccionalidade #Antirracismo #PrevençãoàLesãoMedular

Filósofo, escritor, palestrante, servidor público e ativista dos direitos humanos. Presidente do Quilombo PcD, coletivo de pessoas pretas com deficiência, e colunista da revista Pre-storyca. Idealizador do Projeto Mergulho Cidadão, campanha preventiva aos riscos de acidente por mergulho em águas rasas, terceira causa de lesão medular no Brasil. Fundador da Comissão de Profissionais com Deficiência da Embasa – Empresa de Águas e Saneamento do Estado da Bahia.

Libras

Galeria

Marcos Lima

#Comunicação #Esportes #Motivação

Jornalista, Youtuber, palestrante, consultor e criador do projeto multiplataforma “Histórias de Cego”, onde conta de forma leve e divertida o cotidiano de uma pessoa com deficiência visual. Foi o primeiro cego brasileiro a esquiar na neve e atuou no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Libras

Galeria

Pedro Fernandes

#Arte #ServiçoSocial #DireitosLGBTQIA

Ator, profissional de Marketing especializado em Gestão Pública e estudante de Serviço Social. Pedro é gay, tem paralisia cerebral e atua na causa da pessoa com deficiência, na cultura, nos direitos humanos e na causa LGBTQIA+.

Libras

Galeria

Vale PCD  Jonas

#DireitosLGBTQIA #Visibilidade #Inclusão

Estudante de psicologia, autista, gay e vice-presidente do Vale PCD, primeiro coletivo nacional formado por pessoas com deficiência LGBTQIA+. É diretor nacional da UNALGBT.

Libras

Galeria

Vale PCD  Priscilla

#DireitosLGBTQIA #Visibilidade #Inclusão

Psicóloga, bissexual, CEO e cofundadora do Vale PCD, primeiro coletivo nacional formado por pessoas com deficiência LGBTQIA+. Embaixadora da TODXS Brasil, colunista da Revista Vôote e da Luvv, conselheira da Ella Brasil.

Libras

Galeria

Diniz Candido

#Acessibilidade #Audiodescrição #DireitodoTrabalho

Palestrante, advogado especializado em Direito e Processo do Trabalho, técnico em Programação, atua no desenvolvimento de sites e presta consultoria na área da acessibilidade digital e audiodescrição. É técnico de Emprego Apoiado (EA) pelo Instituto de Tecnologias Sociais (ITSBrasil). Atua no Tribunal Regional Federal de São Paulo e na Organização Nacional de Cegos do Brasil.

Libras

Galeria

Armando Nembri

#HistóriadasCiências #Pedagogia #Educação

Pesquisador, professor e palestrante com ampla trajetória acadêmica nas áreas de História das Ciências, Pedagogia e Administração Pública. Primeiro surdo profundo (masculino) Pós-Doutor do Brasil, e 1º surdo profundo Doutor do Rio de Janeiro. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão da ENSP/FIOCRUZ e membro do Comitê de Acessibilidade da FIOCRUZ.

Libras

Galeria

Isabel Portella

#Arte #Museus #Acessibilidade

Museóloga e crítica de arte, Doutora em História e Crítica da Arte (Escola de Belas Artes/UFRJ). Pesquisadora de acervo, consultora de acessibilidade em museus, museóloga do Museu da República e coordenadora e curadora da Galeria do Lago, espaço destinado à Arte Contemporânea. Coordenadora do GT de Acessibilidade do Programa Nacional de Educação Museal e membro do International Council of Museums – ICOM.

Libras

Galeria

Menu

#Audiodescrição: Homem negro de cabelo preto com tranças. Ele usa camisa laranja e segura um megafone em frente a boca aberta. Mulher branca com nanismo, tem cabelo curto platinado, usa vestido branco com listras curvas azuis e vermelhas. Segura um cartaz escrito: Ser anticapacitista é se indignar.
Lei de incentivo à cultura
IDEALIZAÇÃO
idealização Folguedo
PATROCÍNIO
Patrocínio: Prefeitura do Rio, Sotreq Cat, CAU RJ, Marsh McLennan, Amil.
Lei de incentivo à cultura
IDEALIZAÇÃO
idealização Folguedo
PATROCÍNIO
Patrocínio: Prefeitura do Rio, Sotreq Cat, CAU RJ, Marsh McLennan, Amil.
PARCERIA
Parceria: Fiocruz, SPCOC, Museu da Vida.
APOIO
Apoio: Rio 2020, OpenSenses, Elaborando
REALIZAÇÃO
Realização: Secretaria especial da cultura, Ministério do turismo, Governo Federal.
PARCERIA
Parceria: Fiocruz, SPCOC, Museu da Vida.
APOIO
Apoio: Rio 2020, OpenSenses, Elaborando
REALIZAÇÃO
Realização: Secretaria especial da cultura, Ministério do turismo, Governo Federal.